top of page
blueberries
bláber
arándanos
myrtilles
mustikat
藍啤梨
توت
heidelbeeren
mirtils
βατόμουρα
ब्लूबेरी
bluberi
mirtilli
ブルーベリー
mellenes
jagody
afine
blåbär
บลูเบอร์รี่
yaban mersini
llus
borůvky
அவுரிநெல்லிகள்
mėlynės
blåbær
borovnice
bosbessen
mustikad
áfonya
블루 베리
черника
čučoriedky

os mirtilos

Muito saborosos, com uma excelente composição nutricional, aptidão gastronómica e muito poucas calorias.

 

Os mirtilos têm um elevado nível de antioxidantes. Os antioxidantes são um grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas que actuam essencialmente na prevenção dos sinais de envelhecimento. Os antioxidantes conseguem neutralizar radicais livres, que se formam no organismo por acção de diversos factores, e que estão na origem de diversas doenças. Entre os antioxidantes destaca-se a concentração muito elevada em antocianinas.

 

O mirtilo é muito rico em vitaminas, sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açúcares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico e fibras.

Entre outros efeitos benéficos, o consumo de mirtilo pode contribuir para tratar problemas intestinais, tem propriedades anti-sépticas e anti-hemorrágicas, pode levar à redução dos níveis de colesterol indesejado, tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário, melhoram a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo e pela doença de Alzheimer, contrariam os efeitos negativos que podem estar na origem de cataratas, glaucoma, varizes, hemorróidas, úlceras pépticas, problemas cardíacos e cancro.

As antocianinas são também um composto importante para a melhoria da visão nocturna, permitindo uma rápida adaptação à escuridão, mesmo depois da exposição a luminosidade intensa, e para a redução da vista cansada. 

bottom of page